Recesso e a prevenção no fim de ano

Enfim, 2020 está acabando! O ano mais incomum da história está chegando ao fim e por onde olhamos podemos ver pessoas cheias de esperança, fazendo suas compras, marcando suas festas, viagens e parece até que o Covid-19 não passou de um pesadelo do passado.
A verdade é que esse inimigo ainda não foi vencido e atitudes como essas podem disseminar o vírus de forma muito rápida.
Grande parte das empresas estão entrando em férias coletivas nessa semana que antecede o Natal, por isso, a importância de falarmos desse assunto que pode salvar vidas e garantir o bem estar de todos.

Cuidados e prevenção.

Sabemos que depois de um ano em que ficamos reclusos, passamos por um isolamento social severo, passamos a trabalhar em home office, nos distanciamos de familiares, amigos, colegas de trabalho, é difícil pensar em finalizar esse ano sem festas com todos reunidos.
A pesar de esse ser o desejo da maioria, o mais indicado ainda é evitar lugares com aglomerações, nada de reunir toda a família e amigos na sala de casa.
Ambientes pequenos e com pouca ventilação propagam o vírus de forma mais acelerada.
É importante não esquecer dos protocolos de saúde orientados e que nós já estamos cansados de ouvir

  • Não coçar, ou passar as mãos em nariz, olhos e boca, antes de higienizar as mãos.
  • Usar máscara protetora sempre que sair ( cobrindo nariz e boca)
  • Usar sempre álcool gel quando não for possível lavar as mãos com água e sabão
  • lavar as mãos com frequência

Além de seguir esses passos de prevenção básica, ainda é possível realizar o teste em laboratório que detecta a existência do vírus no corpo.
Para famílias, ou grupos de amigos que desejam se reunir nesse fim de ano, essa  é uma excelente alternativa para se reunirem de forma segura.
Caso não seja possível realizar o teste entre todos, é importante seguir todos os cuidados citados acima, conversem de máscara, evitem o contato físico, evitem reuniões prolongadas, e caso alguém apresente sinais de gripe, ou mal estar é aconselhável que este não participe ou então procure atendimento médico para realizar o exame.

Como retornar as atividades após as férias?

Bom, após alguns dias em casa, as férias terminam e a rotina no trabalho voltará ao normal, ainda não temos vacina, o único meio de se manter saudável ainda é a prevenção. Sendo assim, avalie como está seu estado de saúde, é importante anotar se necessário caso tenha tido algum episódio de tosse, ou algum dia que tenha se sentido mal. Ao contrário do que muitos pensam, o infectado muitas vezes é assintomático ou apresenta sintomas muito leves que as vezes duram somente um dia. Por isso a importância de estar atendo a pequenas e rápidas mudanças no estado de saúde.  Estando tudo ok, é hora de voltar ao trabalho.
Seguindo todas as normas de prevenção!


Como a empresa pode se prevenir na volta do recesso.

É importante que os gestores das empresas tomem cuidado redobrado na volta do recesso de fim de ano.  Conscientizar cada colaborador é primordial, afinal cada um irá seguir uma rotina diferente  e essa rotina precisa ser consciente.
Além de alertar, é importante que exames de rotina sejam solicitados para garantir que todos estejam saudáveis para esse retorno.
Se existem exames vencidos, ou se os exames periódicos não foram realizados dentro dos prazos, esse é o momento para realiza-los.

Rever os processos e protocolos de saúde será essencial!
Talvez alguns protocolos não estejam tão seguros assim, e nesse retorno podem apresentar perigo a todos.
Reforçar a limpeza de mesas, corrimãos, e superfícies será primordial.

Talvez seja também o momento de rever o layout da empresa, reavaliar a distância de cada colaborador.

Comunicação visual e sonora relembrando dos protocolos de segurança e saúde. O que não é visto é esquecido.

Vale ressaltar que 2020 está acabando, e o inicio de 2021 não apresenta mudanças nesse cenário em que estamos inseridos. Por isso, negligenciar ou subestimar o vírus é uma atitude perigosa que pode trazer grandes problemas para as empresas e seus colaboradores.

Por isso, nada de descuidar da volta das férias coletivas. É hora de conscientizar e garantir a saúde de todos!

Precisa de ajuda com a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho? Conte conosco!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *