
PCA – Programa de Conservação Auditiva
O PCA (Programa de Conservação Auditiva) é um programa de segurança no trabalho previsto na NR – 9. Sua meta é preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho.
É também um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais. É um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há a necessidade de implantação do PCA.
O objetivo principal do PCA é assegurar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, dando ênfase à qualidade de vida do trabalhador, evitando perdas auditivas induzidas por ruídos ou agentes nocivos e reduzir os efeitos que o ruído pode causar no organismo.
Os objetivos específicos do PCA são:
- Melhorar a qualidade de vida do trabalhador
- Identificar funcionários com problemas na audição
- Diagnosticar precocemente as perdas auditivas
- Adequar as empresas às exigências legais
- Reduzir custo de insalubridade
- Redução de reclamatórias trabalhistas
O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudiologia, treinamento e administração. É importante salientar que o PCA é um programa que está agregado diretamente e em harmonia com outros programas, como o PCMSO e o PPRA.