SEGURANÇA DO TRABALHO

Programas de Prevenção

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. Substitui o antigo PPRA que perdeu sua vigência em 03/01/2022.

Qual o objetivo do PGR?

O programa tem por principal objetivo prevenir que acidentes que ocorram no ambiente de trabalho, que possam prejudicar a vida ou a saúde dos colaboradores, a propriedade privada e também o meio ambiente. O programa visa fazer uma gestão mais eficiente de segurança do trabalho, utilizando técnicas eficazes que não permitam a possibilidade de um acidente como um inventário de riscos e um plano de ação que junto com uma boa ferramenta de gestão como o PDCA ou 5W2H farão a diferença na segurança dos trabalhadores e nos resultados da empresa.

Para a elaboração do PGR é necessário cumprir todas as etapas de um processo criterioso que passe pela elaboração de um inventário de riscos e a geração de um plano de ação, com isso, sua empresa terá um norte e nós da NSA estamos aptos para ajudar no que for necessário.

Precisa de ajuda para entender ou implantar o PGR? Conte com a NSA! Somos especialistas na avaliação de riscos ocupacionais. Trabalhamos com o que há de melhor em sistema de SST no Brasil.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) é amparado pela Norma Regulamentadora 18 (NR-18) e previne acidentes de trabalho em todos os tipos de obras.

A NSA é uma consultoria especializada em Segurança do Trabalho em São Paulo e em mais de 130 pontos do Brasil, e prepara o PCMAT para construtoras, empreiteiras e empresas de engenharia.

O objetivo do PCMAT é normatizar medidas preventivas de segurança para todos os processos de construção, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais e de acidentes.

O PCMAT é recomendado para obras com 20 trabalhadores ou mais. Em construções com menos de 19 operários, a indicação é o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PPR – Programa de Proteção Respiratória é mais um dos serviços de segurança do trabalho para construção civil, indústrias e comércio desenvolvidos pela NSA em São Paulo e em mais de 130 localidades brasileiras. A estratégia reúne um conjunto de medidas e normas indispensáveis para a proteção das vias respiratórias dos trabalhadores.

O objetivo do PPR é criar meios para impedir que os funcionários contraiam qualquer tipo de vírus ou bactérias. O programa também visa evitar contaminações por substâncias existentes no ambiente de trabalho.

O PPR nasce do PPRA. Ou seja: primeiro, é implantado o PPRA, que é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Se nossos engenheiros de segurança constatarem a presença de riscos respiratórios, aí sim avançarão para a implantação do Programa de Proteção Respiratória (PPR).

Entre as medidas sugeridas para afastar as ameaças está a adoção de equipamentos de proteção individual, como respiradores faciais e filtros respiratórios.

APR – Análise Preliminar de Risco

A APR (Análise Preliminar de Risco) é uma estudo inicial sobre uma atividade laboral. Nossos engenheiros de segurança do trabalho avaliam quais são as ameaças existentes em uma tarefa específica, ou na rotina de um trabalhador de uma determinada função. O objetivo é detectar todos os riscos e sugerir as soluções mais adequadas.

A NSA faz a Análise Preliminar de Risco para a construção civil, indústrias e comércios em São Paulo e em mais de 130 cidades do Brasil. Com o estudo, além de identificar os riscos e estabelecer medidas de proteção, aproveitamos para orientar os trabalhadores sobre os cuidados que devem adotar com a segurança.

PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde) é um documento utilizado para orientar formas de controle e a destinação correta dos resíduos em consultórios, clínicas, laboratórios, hospitais (inclusive os veterinários) e em qualquer serviço de saúde humana ou animal. Empresas desse segmento têm a obrigação de contar com um PGRSS.

Nossos especialistas em saúde e segurança do trabalho elaboram o PGRSS em São Paulo e em mais de 130 localidades do Brasil. E incluem no documento normas para a geração, a segregação, o acondicionamento, a coleta, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos.

O primeiro passo do trabalho é classificar os resíduos em 5 grupos, categorizando-os, por exemplo, como radioativos, materiais perfurocortantes ou com presença de substâncias químicas. Para cada tipo de resíduo, existe uma sequência de ações necessárias até o descarte definitivo.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O PCA (Programa de Conservação Auditiva) reúne um conjunto de atividades necessárias para prevenir ou controlar perdas auditivas. O objetivo é impedir que trabalhadores expostos a níveis elevados de ruído percam a capacidade de ouvir.

Os especialistas em saúde e segurança do trabalho da NSA elaboram o PCA em São Paulo e em mais de 130 cidades do Brasil, com preços justos, flexibilidade de pagamento e agilidade na entrega.

Com nosso apoio, sua empresa pode evitar que os colaboradores desenvolvam uma lesão irreversível chamada de Perda Auditiva Induzida por Níveis Elevados de Pressão Sonora (PAINEPS).

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um documento que a empresa deve fornecer a todos os trabalhadores, principalmente para aqueles que exercem atividades insalubres ou periculosas. O relatório traz todos os dados do funcionário, incluindo as descrições de cada atividade realizada e em qual período ela foi feita.

Assim, quando for requerer a aposentadoria ao INSS, o trabalhador terá a possibilidade de ingressar no modelo especial: menos tempo de trabalho e remuneração maior. É um prêmio por ter exercido funções que colocaram sua saúde e sua vida em risco.

O PPP também é útil para os empregadores, já que serve como uma prova de que todos os riscos laborais foram reconhecidos e controlados. A apresentação de um documento detalhado, elaborado corretamente, reduz os riscos de condenações judiciais em eventuais ações trabalhistas.

A NSA elabora o PPP em São Paulo e em mais de 30 cidades do Brasil, com preço justo, pagamento facilitado e entrega rápida.

A NSA é a melhor escolha em medicina e segurança do trabalho!

Peça um orçamento

Se a sua empresa precisa de exames ocupacionais, programas, laudos, perícias e gestão do ESocial com preços justos, facilidade de pagamento e agilidade na entrega, preencha o formulário. Em breve, entraremos em contato.