O PCMSO não é mais Obrigatório??

Esse é um questionamento que tem circulado por aí e deixado muita gente em dúvida.
Será que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, mais conhecido como PCMSO perdeu sua obrigatoriedade? Será que não precisamos nos preocupar mais com esse documento?
Bom, antes de falar se o programa é válido ou não, precisamos entender como funciona  o programa e porque ele é tão importante.



O que é O PCMSO ?

Previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), determina que todas as companhias que admitam trabalhadores como empregados devem realizar uma série de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário.

Como o PCMSO atua?

A principal característica do PCMSO é o caráter preventivo, com o rastreamento e o diagnóstico precoce de possíveis doenças ocupacionais através de exames laboratoriais periódicos, admissionais, de mudança de cargo e afins. Para isso, porém, ele deve considerar tanto os aspectos individuais quanto os coletivos dos ambientes de trabalho, apresentando soluções baseadas nos riscos encontrados.

Além disso, o programa faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas, que englobam também o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Isso faz com que seja necessário manter uma interligação com as exigências das demais NRs para que as ações sejam efetivas.

Entendendo a importância de PCMSO para a saúde ocupacional de todos, seria possível que esse programa fosse extinto??
Não!! Porque então estamos ouvindo essas notícias. Na verdade, o MPT Ministério Publico do trabalho elaborou uma Nota Técnica de proposta Governamental para a revisão da NR7. A proposta está consignada no item 7.1
O ítem que sofreu uma alteração, a inclusão de uma nova proposta, que é a de promover saúde e segurança ocupacional.
Além então de proteger e preservar, a NR 7 agora consiste em promover a segurança, prevenção de todos.
O Ministério  Público Trabalho, MPT sugere também que o exame demissional seja realizado em todos os trabalhadores ao final do contrato. No modelo atual, caso o trabalhador tenha passado por um exame periódico nos últimos 120 dias não precisa realizar o exame demissional, o que acontece é que lesões, acidentes de trabalho, e até algumas doenças ocupacionais são desenvolvidas em um curto período de tempo. O que pode causar transtornos ao empregador e empregado.

Em suma, O PCMSO continua válido e obrigatório para todas as empresas. Com ele, prevenimos, promovemos, protegemos e preservamos a saúde de todos!!

Quer implantar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional efetivo na sua empresa? Nos estamos prontos para te ajudar!


Solicite um orçamento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *