ASO – PPRA – PCMSO O trio que não pode faltar!

Quando o assunto é Saúde e Segurança do Trabalho, o que não pode faltar?
Muita gente responde a essa pergunta com: O PCMSO! Ou O PPRA. Mas a verdade é que para se ter Saúde e Segurança de forma efetiva, esses programas isolados não surtem o resultado ideal. Afinal, eles tem finalidades distintas apesar de se completarem. Vamos entender melhor?!

ASO


O Atestado de Saúde Ocupacional é um documento indispensável no processo de Admissão, demissão, retorno ou mudança de função do Trabalhador. Esse documento é emitido por um médico especializado em Saúde e Segurança do Trabalho, que avalia o Trabalhador de acordo com a função que ele exercerá na empresa, o documento garante a boa saúde e a plena condição física do novo colaborador de prestar serviços a empresa contratante. Através do ASO um histórico detalhado é arquivado, constando as condições de saúde no momento da contratação, históricos de exames periódicos, até o momento do exame demissional.
Os benefícios para ambas as partes são gigantes, a começar pela conformidade com a lei e a NR7. Por se tratar de um documento obrigatório, negligencia-lo pode acarretar em processo trabalhista, multa para o empregador, além de prejudicar a saúde da equipe. Outro benefício importante é que o colaborador se sente cuidado e importante para a empresa, tem maior qualidade de vida, e maior agilidade para identificar possíveis problemas de saúde evitando complicações.

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é regido pela NR 9 e foi criado na década de 90. O Objetivo desse programa é tornar todo e qualquer ambiente de trabalho seguro.
Engana-se quem pensa que o PPRA é indicado apenas para indústrias ou empresas que ofereçam algum risco explícito em suas atividades, o programa é obrigatório para toda e qualquer empresa que tenha a partir de um funcionário CLT.

São considerados cinco categorias de riscos.

  • Agentes físicos: formas de energia a que os trabalhadores possam estar submetidos, como vibrações, ruídos, condições anormais de pressão, temperaturas extremas (tanto altas quanto baixas), radiações ionizantes e não-ionizantes, ultrassom e infrassom.
  • Agentes químicos: produtos, compostos ou substâncias capazes de entrar no organismo por via respiratória, como neblinas, névoas, poeiras, fumos, vapores ou gases, além de outras que, em decorrência da atividade de exposição, possam ser absorvidas pelo organismo tanto pela pele quanto por ingestão.
  • Agentes biológicos: são os agentes vivos, como vírus, bactérias, protozoários, parasitas, bacilos e fungos.
  • Ergonômico: São considerados fatores que possam interferir nas características psicofislológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde
  • Acidentes: Arranjo físico e iluminação inadequada, incêndio de explosão, eletricidade, Etc

Além de considerar todos esses riscos e garantir que a exposição dos colaboradores a eles seja de forma segura, o programa precisa conter uma estrutura composta por planejamento anual, levantamento dos riscos, definição de prioridades, implementação, acompanhamento  e avaliação.


PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela NR 7 e assim como o PPRA e ASO é Obrigatório para todas empresas independente do porte. Unido ao Atestado de Saúde Ocupacional, o objetivo do PCMSO é traçar diretrizes e estabelecer um programa sólido que garanta um controle efetivo da saúde de todos os colaboradores de uma empresa.
O ASO é dirigido pelo PCMSO e essa junção é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR’s.

Porque os programas não devem ser implantados de forma isolada? Do que adiantam exames ocupacionais em dia referentes ao programa PCMSO, se existem perigos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes que não foram avaliados? Por isso a importância desse trio que prioriza saúde e segurança para todos.

Quer saber como implementar esses programas e adequar sua empresa?
Conheça os nossos serviços!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *