ppr-730x350

PPR – Programa de Proteção Respiratória

A sigla significa PPR – Programa de Proteção Respiratória – PPR

É um programa obrigatório para as empresas em que existam trabalhadores em ambientes com risco químico de partículas aero-dispersóides, que são considerados prejudiciais à saúde.

O objetivo deste programa é manter e garantir o uso correto de protetores das vias aéreas dos funcionários expostos a aero-dispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça, vapores, gases que podem provocar danos ao pulmão, traqueia, fossas nasais, faringe.

De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho,  todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória – EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Considerando o princípio de saúde e desenvolvimento sustentável, a condição de vulnerabilidade que interfere na promoção da saúde e o cenário socioeconômico, o presente trabalho assume como objetivo mapear a distribuição espacial das doenças respiratórias, com o suporte das geotecnologias, no sentido de fornecer subsídios para a compreensão das relações que se estabelecem entre doença e condição social.

Nesse caso, a análise da distribuição e difusão das doenças se faz necessária para acompanhar a evolução ou redução no âmbito da saúde coletiva e permite mapear as áreas mais críticas de doenças e seus riscos em busca de soluções. Portanto as geotecnologias são de suma importância no acompanhamento da saúde pública, uma vez que permite a análise de um conjunto de informações de diferentes origens e formatos, tais como as doenças respiratórias.

Importante:

 – Contaminante: Agente químico ou biológico, em suas diversas formas (vapores, gases, outros) presente de um determinado ambiente que tenha algum potencial para causar efeito.

– IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde): Refere-se a exposição respiratória aguda, que supõe uma ameaça direta de morte ou consequências adversas irreversíveis à saúde.

– Máscara Autônoma: Equipamento de proteção respiratória no qual o usuário carrega seu próprio suprimento de ar respirável ou oxigênio.

– Limite de Exposição: Máxima concentração permitida de um contaminante no ar à qual um individuo pode estar exposto.

Vantagens do Colaborador:

  • Prevenção de Doenças Ocupacionais
  • Melhora na qualidade de vida
  • Eficiência no trabalho
  • Manutenção da Saúde

Vantagens da Empresa:

  • Aumento da produtividade
  • Diminuição no índice de acidentes
  • Manutenção da Imagem da Empresa
  • Redução de custos com ações trabalhistas
  • Benefícios nos ambientes de trabalho
  • Gerenciamento na saúde ocupacional foco (PPR)

SOLICITAR ORÇAMENTO